11 maio, 2011

Dia da Abolição – Lançamentos da Editora FTD apresentam a riqueza da cultura africana.




África Eterna de Rui de Oliveira é um dos destaques da editora.



Nesta semana, precisamente no dia 13 de maio, se comemora os 123 anos da abolição da escravidão no Brasil. Reflexões sociais e culturais vão permear palestras, aulas e eventos por todo o país, e por que não aproveitar a ocasião para uma boa leitura? A FTD traz lançamentos para grandes e pequenos leitores navegarem no rico universo da cultura africana.

Fruto de uma minuciosa pesquisa, o mais novo livro do renomado escritor e artista plástico Rui de Oliveira, África Eterna, apresenta um panorama amplo do continente africano e uma visão dinâmica das relações África com o mundo e do Brasil com a África.

O livro é de encher os olhos com suas ilustrações que compõem uma espécie de mural, que incorpora as lições dos grandes muralistas do século XX: Orozco, Rivera, Siqueiros e Portinari.

As imagens retratam os verdadeiros heróis africanos que são o povo. O griô, a dançarina, o mercador, a salineira, o caçador sã e o cameleiro tuaregue são alguns desses retratos heróicos. “Por terem sobrevivido a tanta guerra e devastação o único modo que achei legítimo para retratar esse povo foi em posição de honra, mesmo que andrajosos”, diz Oliveira.

O texto traz um cenário das verdadeiras causas e origens dos problemas enfrentados pelo continente como subnutrição, analfabetismo e a extrema desigualdade social africana. O autor também mostra como o povo é digno de mérito, pois, mesmo depois de tanta exploração e manipulação, busca reinventar uma África moderna, que se industrializa e procura solucionar seus problemas.

Para as crianças, as aventuras Luana e as asas da liberdade de Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino, e Em Angola tem? No Brasil também! de Rogério Andrade Barbosa, são ótimas sugestões de leitura.

Luana e as asas da liberdade é o quarto título da coleção Aventuras de Luana. A pequena afrodescendente embarca em mais uma instigante viagem com seu berimbau mágico, e dessa vez o destino é o ano de 1540.

A bordo desta aventura, a personagem acompanha de perto todo o sofrimento do seu povo. Da fase difícil da escravidão, passa pelos bastidores dos poderosos que faziam as leis, conhece grandes homens que ajudaram a abolição, presencia dias terríveis de tirania, faz amizade com poetas famosos que lutavam pela libertação, chora com a maldade das baronesas e vibra com a conquista da lei Áurea.

De forma divertida e de fácil compreensão, fatos importantes da história do Brasil são repassados.



Já em um contexto atual e como numa gostosa descoberta da infância, Rogério Andrade Barbosa desvenda características e costumes bem comuns de povos que vivem a um oceano de distância. Em seu livro, Em Angola tem? No Brasil também! , dois jovens, um brasileiro e outro angolano, se maravilham com a proximidade cultural de seus países.

O livro traz a experiência de Josivaldo, um pequeno morador de Salvador, e Matondo, garoto de Luanda, que descobrem por uma simples troca de cartas como as duas cidades-irmãs têm tudo mesmo a ver uma com a outra.

Entre as surpresas, com certa desilusão o brasileirinho descobre a verdadeira origem da capoeira que adora jogar, já que Matondo revela ao amigo que o jogo foi levado ao Brasil pelos escravos – e que o instrumento conhecido aqui como berimbau na Angola é chamado de humbo.

Os laços históricos e culturais que unem os dois países perduram há muitos anos, e foi esta relação que inspirou o autor. “Minha ideia era a de escrever uma história que demonstrasse ao público jovem como esses dois países são irmanados. Afinal, Jorge Amado já dizia somos tão angolanos como quem mais o seja”, diz Barbosa.



Título: África Eterna
Autor e ilustrador: Rui de Oliveira
Páginas: 64

Título:Luana – Asas da Liberdade
Autores: Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino
Ilustrador: Mig/Megatério
Páginas: 80

Título: Em Angola tem? No Brasil também!
Autor: Rogério Andrade Barbosa
Ilustração: Jô Oliveira
Editora FTD – SAC 0800-158555
Páginas: 48





Editora FTD – SAC 0800 772 2300

Nenhum comentário: