07 julho, 2011

Entrevista com Ana Flávia Abreu.


Publicado pela Editora Usina de Letras, ‘’Kôra, O Pressentimento do Dragão’’, livro de Ana Flávia Abreu, é uma história de suspense e mistério. O danielemoreira.blogspot traz uma entrevista exclusiva com Ana, onde ela conta um pouco de sua história e seu trabalho.



Como surgiu a idéia para O Pressentimento do Dragão?


A idéia surgiu de um sonho que tive. Sonhei com uma batalha entre jovens que possuíam dons, uma coisa de louco! Rsrs Cheguei a acordar no meio da madrugada, pois a batalha parecia muito real e com muitos detalhes. Fiquei espantada. A princípio, procurei esquecer a história, mas não deu. Fiquei com o sonho martelando na minha cabeça por uma semana. Daí desisti de resistir e fui pra frente do computador botar pra fora toda a sensação que o sonho tinha me passado. Acho que está dando certo até agora.

Qual foi o seu tipo preferido de leitura na infância e na adolescência? Como o que você leu influenciou seu próprio livro?

Eu li muito Monteiro Lobato, Machado de Assis entre outros. Acho que só o fato de se ler, seja qual livro ou autor for, já nos dá uma certa criatividade. Pois, quando estamos lendo, estamos imaginando tudo aquilo que está diante de nossos olhos, ou seja, transformamos letras em imagens dentro da nossa mente e isso é muito mágico. Acredito que qualquer livro tem o poder de te influenciar de certa forma.

Você estudou em colégio militar e mais tarde estudou Direito, suas experiências anteriores a influenciaram a escolher a carreira Literária?

Não, não influenciaram. Mas acredito que o Colégio Militar me deu uma base muito boa na questão do português e da redação. Acho que o principal culpado deste livro é meu próprio sonho e as pessoas que acreditaram nele. rs

A arte da capa do seu livro dá um ar de mistério e deixa o leitor de cara curioso, fale um pouco sobre ela.

Sim, deixa, sim. Eu amo de paixão esta capa, não me canso de ficar olhando-a na minha prateleira.
A capa quem fez foi a queridíssima Marina Ávila. Acho que ela soube captar bem a essência do livro. Inclusive ela também fará a capa do segundo volume (Kôra e a Masmorra de Atro). O olho do dragão convida o leitor a saber o que há por dentro e por qual motivos a autora escolheu um nome tão diferente. rsrs

Kôra e Herodes trazem emoção e suspense ao livro, como foi criá-los? Algum de seus personagens é baseado em alguém que você conhece? Algum deles é seu favorito?

Nossa, Kôra e Herodes são fantásticos! Eu acho impressionante a facilidade que eu tenho para colocá-los no livro. É como se eles mesmos fizessem a própria história. Conforme eu ia desenrolando a história eu descobria algo novo que poderia acrescentar nos dois. Então foi super gostoso criá-los, assim como todo o resto. Sim, há personagens que estão no livro que de certa forma marcaram minha vida. Mas nem todos, só alguns. Hum, esta última pergunta é difícil. Amo de paixão todos eles, mas acho que me identifico um pouco com Kôra, pois sou teimosa à beça! rsrs

Como é o seu contato com os fãs? Você consegue saber o que rola entre os fãs de Kôra?

Nossa!! Eu ADORO meus fãs!! São simplesmente maravilhosos. Recentemente recebi uma carta de uma garota falando sobre meu livro. Gente! Uma carta!? Quem escreve cartas hoje em dia?? Então, achei isso muito-mega-ultra fofo da parte dela. Pois gastou seu tempo, papel e tinta para escrever o que tinha achado do livro e, isso pra mim foi FANTÁSTICO! Então já viu... me derreti toda. (abafa!) Outra vez recebi outra carta de uma leitora que me mandou até um chaveirinho da cidade dela, coisa mais lindinha! Tenho uma caixa com as cartas, e-mails, recados e tudo o que você imaginar que eu ganho dos meus fãs, tudo guardadinho. Procuro sempre responder todos os e-mails com o maior carinho e respeito, pois vocês merecem! O que seria de um escritor sem seus leitores? Nada!

Você é uma escritora, tem seu próprio livro. Como você se sente ao ver seu trabalho realizado e dando frutos para novas histórias?

Uau! Não existe felicidade maior que essa – digo profissionalmente. A sensação de você ver que as pessoas compram seu livro e depois mandam um feedback positivo, não há nada que pague isso. O reconhecimento do nosso trabalho nos impulsiona a querer seguir adiante. Nos mostra que estamos no caminho certo e que podemos melhorar ainda mais.

Fale um pouquinho sobre o 2º volume de Kôra. O que vem por aí?

Hummm. Kôra e a Masmorra de Atro está simplesmente imperdível!  Eu costumo dizer que gostei mais de escrever o segundo volume do que o primeiro. Acho que está mais dinâmico, com mais romance, ação,suspense, drama e muitos mistérios para serem desvendados. Ah sim, também está um pouco mais picante que o primeiro. Rsrs Kôra está mais madura neste livro e com mais problemas para serem resolvidos. Então, acredito que irão amar este segundo volume.

E sobre Ana Flávia Abreu, quem ela é?

Afff!! Agora o negócio apertou. Hahaha Bem, Ana Flávia é uma garota sonhadora que adora desafios e batalha para que tudo dê certo. Gosto de ler, mas AMO escrever.  Descobri, de uma forma diferente, amor pela escrita e desejo pelos livros. Nunca me imaginei sendo uma escritora e uma leitora voraz, mas a vida nos prega peças. Adoro conversar com as pessoas e saber suas histórias. Então, se me vir por aí, venha me dizer um oi. =)

Se um dia você tivesse a oportunidade de escrever em parceria com outro escritor, com quem você escreveria?

Caramba! Só pergunta difícil! Hahaha Vamos por partes. Se pudesse ser autor nacional seria: Eduardo Spohr. Se pudesse ser autor internacional seria: Lori Foster ou Richelle Mead

Hoje, o que você está lendo? Quem são seus escritores favoritos?

Hoje estou lendo “Os irmãos Buckhorn” de Lori Foster, que por sinal adoro os livros dela. Gosto muito de Willian P. Young e Richelle Mead.

Como você gosta de escrever? Tem algum lugar aconchegante ou hora do dia que te inspire mais?

Eu tenho meu escritório onde escrevo, mas também gosto de escrever na sala. Com relação ao horário, costumo escrever entre a noite e a madrugada, que é a hora em que meu filhote está dormindo e tenho mais silêncio também. Enfim, acho que as madrugadas me inspiram mais.

O que você tem a dizer para aqueles que, como você, tem um sonho de ser escritor?

Acho que deve perseguir este sonho. Sim, perseguir. Pois para você conseguir fazer qualquer coisa dar certo, você precisa correr atrás daquilo. E principalmente, acreditar no seu trabalho, pois se você não acredita os outros não farão isso por você. Acho que para ser escritor você nunca deve parar. Nem parar de ler, nem de escrever e muito menos de aprender. Ser escritor é ser um eterno aprendiz!

E agora, o que você gostaria de dizer para os seus leitores?

Eu só posso agradecê-los imensamente pelo carinho e atenção. Dizer que amo o que faço e que possam ver isto refletido nas páginas dos meus livros. A maneira que tenho para agradecê-los é escrevendo mais e melhor, então procuro melhorar sempre para que continuem gostando da série Kôra. Pois em breve teremos outras séries. Aguardem!

Nenhum comentário: