27 fevereiro, 2012

Entrevista com Ademir Pascale.


Entrevista com Ademir Pascale

Publicado pela Editora All Print, o livro Draculea, O Retorno dos Vampiros vol 2, obra organizada por Ademir Pascale, é uma jornada sombria aos segredos das criaturas noturnas mais famosas de todos os tempos. Ademir Pascale nos conta um pouco sobre esta obra numa entrevista exclusiva para O Gato Leitor.

De onde surgiu a idéia de organizar e escrever seus próprios livros?
Quando um autor de qualquer gênero literário inicia na literatura, encontra barreiras para publicar a sua primeira obra. Geralmente as editoras procuram autores experientes e que já publicaram muitas vezes antes. Foi aí que surgiu a ideia de organizar e publicar as coletâneas. O começo foi difícil, mas hoje já não sinto dificuldades em publicar, seja romances ou coletâneas.

Conte um pouco do seu trabalho no www.cranik.com e como ele influenciou nas suas obras.
Quando tive a ideia de criar o Portal Cranik em 2002, eu não sabia nada de HTML, scripts ou programação. Passei dias lendo livros técnicos para criação de sites e fazendo vários testes em meu computador. Fiz o primeiro layout do Cranik, que era bem modesto e com poucas páginas internas. Encontrei dificuldades em fazer o meu primeiro registro “.com” e posteriormente hospedar. Mas no final tudo deu certo. Com o tempo o portal foi crescendo e acabou se destacando na área de críticas de filmes. Entrei em contato com a FOX Film e no dia seguinte recebi uma resposta positiva de parceria com convites de filmes e brindes. Posteriormente vieram outras distribuidoras parceiras, como a Disney, Buena Vista, Imovision, Columbia Pictures, Playarte, etc. Criei o projeto de inclusão social “Vá ao cinema”, do qual beneficiou milhares de pessoas com o acesso gratuito às salas de exibições. Muitas delas nunca tinham pisado numa sala de cinema e isso foi muito gratificante. O Cranik cresceu tanto, que tive alguns colaboradores para a área de críticas. Alguns deles e que permaneceram por um bom tempo foram: Renato Alves (amigo de infância), Elenir Alves (minha esposa) e Almir Pascale (meu irmão). Alguns outros colaboradores que conheci pela internet e que permaneceram como colaboradores foram Rodolfo Lima, Vinícius Vieira e Junior de Barros. O Cranik e este projeto que criei foi mencionado em vários jornais, rádios, revistas e até na TV. Tive um bom destaque numa matéria que saiu na revista Istoé Gente. Mas, infelizmente e felizmente, depois de muito trabalho incentivando o cinema no Brasil, o brasileiro passou a acessar mais os cinemas e as distribuidoras cancelaram as parcerias, pois não precisavam mais do incentivo. Todas cancelaram sem ao menos agradecer pelos vários anos de parceria e incentivo aos seus filmes. A parte boa é que o brasileiro se interessou mais pelo cinema, além de que ótimos filmes nacionais surgiram nestes últimos anos. Fiz tudo em prol da cultura  . Já as minhas obras, vieram paralelamente aos projetos do Cranik.

Quando Draculea O Livro Secreto dos Vampiros ficou pronto você já planejava Draculea O Retorno dos Vampiros?

Não, não planejava. A ideia surgiu meses depois devido ao sucesso deste primeiro volume. E tenho que dizer que entre as 10 antologias que criei, Draculea: O livro secreto dos vampiros foi a que mais foi mencionada na mídia, isso porque foi a minha primeira antologia.

A ilustração de Draculea O Retorno dos Vampiros, vol 2 é um grande atrativo para os leitores, conte-nos um pouco sobre ela.
Numa parceria com o capista Hugo Máximo, surgiu a capa do Draculea 2. Hugo também foi o responsável pela capa do livro “Sobrenatural: Contos Fantásticos”. Com o tempo, fiz outra parceria com ele e acabamos criando a HQ “Black Angels: Uma organização com fins lucrativos”. Para quem quiser conhecer outros trabalhos dele, basta acessar o seu blog http://matrixordinaria.blogspot.com.

Quem são os outros autores de Draculea? Você já havia trabalhado com alguns deles em suas obras anteriores?

Sim, eu já conhecia a maioria deles. São eles: Adriano Siqueira, Alex Mir, André Bozzetto Junior, Anna Jacinta, Brenno Dias, Cadu Lima Santos, Camila Servello Aguirre, Dione Mara Souto da Rosa, Elenir Alves, Evandro Guerra, Jean Felipe Felsky, Jocir Prandi, Lino França Jr. Lord A., Luciana Fátima, Mariana Albuquerque, Miguel Carqueija, Raphael Vieira, Rosi Caobianco, Sheilla Liz, Sóira Celestino e Sthephanie Pendl.

Como é o seu contato com os seus leitores? Como é conhecer a opinião deles sobre o seu trabalho?
Muito normal  Converso com todos, seja por email, Twitter ou Facebook. A opinião deles é muito importante, afinal, escrevo tanto para mim como para eles.

Como você se sente tendo suas obras publicadas? Qual é o papel das Editoras All Print e Draco nesses sonhos realizados?
Ver suas ideias num trabalho que você se dedicou sendo publicado é muito gratificante. Sempre que tenho um livro publicado, passo horas com ele na mão. Depois o deixo em destaque em minha estante, pois sempre que eu passar em frente a ela possa ver a capa com facilidade...(rs). Já publiquei em várias editoras, sendo elas a Andross, Giz Editorial, Tarja, Terracota, All Print, Draco, Literata, Alyá (Universidade Falada), Estronho, Argonautas e Ornitorrinco.

Fale um pouquinho sobre Poe 200 anos. Você é um grande fã do autor? O que esse livro representa?
Sim, já curtia os trabalhos dele, mas fui gostar mais ainda nos tempos da faculdade, quando estudei a finco a sua vida em literatura estrangeira. Depois acabei conhecendo o escritor Maurício Montenegro, que também era fã do Poe. A ideia do título “Poe 200 Anos”, surgiu dele. E nesta parceria, organizamos e também participamos com um conto neste livro. Para mim, Edgar Allan Poe é e sempre será o escritor nº 1.

E o Projeto Vá ao Cinema? Como surgiu? Conte-nos sobre ele.
Ah, já disse tudo sobre este projeto lá em cima...(rs)

Quem é Ademir Pascale?
Um cara sonhador e que batalha muito em prol dos seus objetivos. Adoro filmes, séries televisivas e HQs, meu filho e minha esposa. Também tenho um sério problema, sou viciado em Coca-Cola 

Já existe algum projeto para um próximo livro? Qual seria?
Sim, um romance, intitulado “O Feitiço de Évora”. Você poderá saber mais sobre este livro no link: http://migre.me/84A2R . E já está certa a publicação dos livros “Passado Imperfeito”, pela editora Argonautas: http://migre.me/84A7d e “Estranhas Invenções”, pela editora Ornitorrinco: http://migre.me/84Ab4 . Outros três projetos também estão em andamento, como “Universo Zumbi”, “Universo Robô” e “Artefatos: Objetos mágicos que corrompem”, tudo em parceria com Daniel Borba e Marcelo Bighetti. Saiba mais sobre estes três projetos aqui: http://www.cranik.com/spartacus.html .

E os seus escritores favoritos e as obras que o inspiraram? Quem são eles?
São Moacyr Scliar, Umberto Eco, Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, Mary Shelley e Robert L. Stevenson. Destacando Moacyr Scliar (1937-2011) que foi membro da Academia Brasileira de Letras, do qual tive o prazer de trocar várias mensagens e até entrevistá-lo: http://www.cranik.com/entrevista70.html . E Edgar Allan Poe, que era um escritor de contos, o meu favorito entre eles. E a obra que destaco dos meus escritores favoritos é “O Nome da Rosa”, do Umberto Eco.

Em sua trajetória literária quem são as pessoas que você gostaria de agradecer que o apoiaram? Sua família faz parte do seu trabalho, o apoio deles é um ponto muito forte nas suas conquistas?
Posso dizer que um fator importante em minha trajetória literária foram as dificuldades. Perdi meu pai com apenas 13 anos de idade. Ele saiu para trabalhar e nunca mais voltou. Dois assaltantes tiraram a sua vida, e posteriormente perdi a minha mãe. Meu pai também foi um grande influenciador, posso dizer que até o primeiro a influenciar no meu trabalho para o gênero fantástico, com seus “causos” sobre lobisomens, fantasmas, bruxas e caboclos d’água. Minha mãe influenciou-me para o mundo das HQs, e meu avô materno era um grande colecionador das revistinhas do Pato Donald.

E o que você gostaria de dizer aos seus leitores?
Para que não desistam dos seus sonhos, por mais difícil que parece ser. Deixo aqui o meu muito obrigado pela oportunidade da entrevista. E para quem quiser conhecer mais o meu trabalho, acesse www.cranik.com , www.divulgalivros.org e www.odesejodelilith.blogspot.com . Também estou no Twitter: http://www.twitter.com/ademirpascale .

Nota do Gato Leitor: O blog agradece ao autor do livro Draculea, O Retorno dos Vampiros, Ademir Pascale, não só pela entrevista mas pela oportunidade de divulgar os trabalhos de um autor brasileiro, talentoso e responsável por mais de 10 obras.

Nenhum comentário: