13 dezembro, 2012

Fantastiverso - Evento Literário em Taubaté PARTE FINAL

Olá pessoal, tudo bem? Hoje tem a terceira e última parte da cobertura do Evento Literário que rolou aqui em Taubaté, com o Grupo Fantastiverso, mediado por Luiz Antonio Cardoso. Vou continuar de onde parei, logo após a apresentação dos livros das três autoras, Elaine Velasco, Lívia Lorena e Jéssica Anitelli. Enfim, após a apresentação, rolou mais um pedaço da entrega de certificados, mais uma parte importante do evento, que só fui compreender após uma conversa com Luiz Antonio, mediador do evento, e posso garantir que esses certificados foram essenciais para demonstrar o agradecimento a cada pessoa que apoia a cultura e contribui com ela e que estava presente. Em Taubaté há uma grande dificuldade em conseguir apoio, divulgação e participação quando se trata de projetos e eventos culturais, e Luiz Antonio há muito custo conseguiu trazer as três autoras a Taubaté, com seus próprios esforços, sem ter uma estrutura a que recorrer. De qualquer modo, várias pessoas que participam e realizam projetos culturais estavam lá e receberam seus certificados:

 Ralfus, responsável por um projeto social de xadrez para jovens

Ludmila, responsável por Instituto de Pesquisa Histórica, com um projeto especial para estudantes

Após a entrega de certificados, nós, que estávamos acompanhando o Evento pudemos fazer algumas perguntas. Vamos lá? :)

Pergunta: Pude notar que as três obras de vocês fazem parte de trilogias, trilogia é uma tendência nesse momento?

As autoras: Não, não necessariamente. As obras acabam tendo continuações porque no gênero Fantasia, o autor precisa explicar muitas coisas, porque ele cria um universo todo, então acaba sendo necessário mais de um livro pra poder explicar tudo. (não coloquei os nomes delas e as palavras exatas, porque a resposta teve contribuição das três)

Pergunta: Vocês se inspiraram em alguém para compor seus personagens?

Elaine Velasco: Sim, quase todos. A Esther é muito parecida comigo quando tinha a idade dela. Sou eu, na verdade. No início do livro quando ela termina com o namorado mau caráter, aquilo realmente aconteceu comigo, ele foi um namorado meu, aconteceu mesmo. A Alice é baseada na minha filha, que tem o mesmo nome dela, inclusive. Vários outros personagens foram baseados em alguém que eu conheço. Acho que na primeira obra tem muito do autor, a partir do segundo livro isso vai acabando, o autor vai se distanciando um pouco. 

Jéssica Anitelli: Nenhum dos meus personagens foi baseado em alguém. Me inspirei um pouco no comportamento dos meus amigos, que eram bem mulherengos, traíam as suas namoradas, no início o Diogo era assim. 

Pergunta: Na série Diários do Vampiro, inicialmente haviam só 3 livros, mas com o tempo e a insistência dos fãs a autora voltou a escrever e fez mais livros, vocês acham que com os livros de vocês isso é possível?

As autoras: Eu espero que não, mas pode acontecer porque quando você escreve um livro os personagens criam vida própria, é uma coisa louca, mas quero desenvolver novos projetos e espero concluir tudo no terceiro livro. Talvez uma outra história pra contar. ( a resposta das três autoras se baseou em concluir suas histórias no terceiro livro e partir para coisas novas, nenhuma delas pretende continuar futuramente a mesma saga, mas não descartam completamente a possibilidade ). 

Infelizmente, só houve tempo para algumas perguntas porque o tempo estava curto, maaas valeu muito a pena e o Evento foi ótimo. Só lamentei a presença de poucas pessoas, da próxima vez com certeza haverá mais divulgação e mais pessoas presentes além de mais tempo. ^^

Por último, eu gostaria de citar a pessoa responsável pelas lindas capas dos livros Redenção, Limiar e O Pacto: César Oliveira. As capas são maravilhosas e espero trazer em breve muitas informações desse incrível capista. ^^

É isso aí pessoal, esse é o final da cobertura do Evento, espero que tenham gostado ^^ 


4 comentários:

Luiz Antonio Cardoso disse...

Obrigado, Daniele, por entender os motivos e motivações.... parabens pelo trabalho que tem feito... se quiser conversar, fique a vontade... podemos pensar em muitas coisas culturais... teno projetos para 2013... se quiser me ligue no fone tim 8154-2177... quando o Adilson ta ai? se fosse legal, poderia fazer uma visita aos dois qualquer dia desses... aguardo... parabens!...

Anônimo disse...

Muito legal sua entrevista Dani! Estou te invejando por ter ido nesta belezura. Inveja Branca, claro! rsrsrsrsr' Beijos e que novos eventos aconteçam e você possa estar presente para nos mostrar as fotinhas e nos deixar cheio de inveja!

Aline Coelho disse...

Parabéns pelo post!!!!!

Mandy disse...

Oi flor!
O post ficou muito legal. O evento deve ter sido ótimo.
Gostei da entrevista!
Adorei seu blog e já estou seguindo. Aproveito para te convidar a conhecer o sook, e se gostar, seguir também.

BjO
http://the-sook.blogspot.com.br