11 fevereiro, 2013

A menina que não sabia ler [Resenha]


Título: A Menina que Não Sabia Ler
Autor: John Harding
Páginas: 282
Editora: Leya

Sinopse:

'' 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?''

Resenha:

'' A menina que não sabia ler é um livro impressionante, complexo, profundo, doce e intrigante. O livro é cheio de mistério e suspense. Eu amei. O livro conta a história de Florence, uma garota que vive numa antiga mansão com seu irmãozinho e alguns empregados, ela quer aprender a ler, mas a governanta diz que seu tio não acha isso conveniente, Florence não conhece o tio mas sabe que é ele a pessoa responsável por ela e seu irmão. Mesmo sem o apoio do tio Florence aprende a ler... sozinha. Desse momento em diante ela inventa várias artimanhas para ler escondida, até quando começam a ocorrer as visitas de seu novo amigo, não tão amigo, Theo. Florence lê o tempo todo, e ama isso, ela é uma personagem principal incrivelmente astuta e determinada, o que diverge bastante das mocinhas típicas, além dela ser uma leitora fanática, o que faz com que o leitor se identifique com ela imediatamente.

'' No entanto, sem os cobertores, eu não conseguiria ler de qualquer maneira, então precisava ser feito.''                                       pág. 31

O que eu achei o ponto máximo da história é que Florence age como se ler fosse absolutamente necessário, e qualquer coisa para poder ler, tinha de ser feito rs. O mistério ocorre depois que a Srª Withaker, uma moça designada para cuidar da educação domiciliar de Gilles, irmãozinho de Florence, morre misteriosamente em um acidente no lago, que a narrativa de Florence não explica detalhadamente. Após esse fato, a segunda moça responsável por Gilles, a Srtª Taylor, traz momentos sombrios à trama. Quem era essa mulher sinistra que nunca comia? Por que raios ela havia aparecido tanto nos piores pesadelos de Florence? E por que ela entrava sorrateiramente no quarto do pequeno Gilles? A Menina que Não Sabia Ler é um thriller psicológico bem denso, com um final surpreendente e tenso. Eu amei e recomendo. Nota 10! ''

6 comentários:

Nana Barcellos disse...

Hey
Florence *---*
Já amei o nome da protagonista

Ai dessa moça se não me deixasse ler HAHAHAHA

Adoro a capa desse livro!

Ótima resenha

Bom feriado!

Nana - Obsession Valley

Juliana Pires disse...

Oi Dani, eu quero muito ler esse livro, mas sempre tem outro livro para comprar. Acho essa história tão interessante, e o livro sempre esta baratinho.

bjk

Unknown disse...

*O* Peguei este livro emprestado com minha prima e espero lê-lo logo, o mais rápido possível de preferência HAHAHAHA Parabéns pela resenha.

Abraços.
Entre Livros e Livros.
http://musicaselivros.blogspot.com.br/

Clara disse...

Eu tenho sim curiosidade quanto à esse livro, mas tenho medo dele ser pesado e etc.
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
@mmundodetinta

Paloma Viricio disse...

Uauuu! Um dos livros que mais desejo ter na minha estante é esse, fiquei super animada de conferir resenha dele aqui! Aii...mais uma opinião positiva que vejo sobre e quero muitooo ler. Adoreii a resenha, flor.
Beijinhos!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

Aline Coelho disse...

A tempos tenho esse livro e ainda não o li mas agora que li umas resenhas maravilhosas como a sua fiquei mega curiosa. Valeu pela dica e parabéns pela resenha. Bjos querida!!!!