09 abril, 2011

O Poeta que Fingia.



Fernando Pessoa ganha interlocutor em livro publicado pela FTD

Título: O poeta que fingia Autor: Álvaro Cardoso Gomes
Ilustrador: Alexandre Camanho
Páginas: 288
Editora: FTD

Brilhante e reconhecido em todo o mundo, Fernando Pessoa pode ser considerado complexo para algumas pessoas. Porém, o autor Álvaro Cardoso Gomes em O Poeta que fingia, lançado pela Editora FTD, teve a ideia de trazer o poeta para a atualidade, sem perder a essência, e torná-lo mais acessível, principalmente aos jovens.

A obra é uma homenagem a Pessoa que foi e ainda é objeto de ensaios, teses, dissertações e gosto pela literatura. O intuito é aproximar o leitor não só de seus textos, como sua intimidade, seus hábitos e relações interpessoais. E para isso, Álvaro Cardoso Gomes cria um interlocutor – o garotinho, João Fernando – que possui características semelhantes as do grande poeta, com o objetivo de “humanizá-lo”.

Além do interlocutor, o livro também conta com Fernando Pessoa como outro protagonista, e suas falas, em grande parte, são fictícias, mas algumas são recriações do que o poeta dizia em diários e cartas para amigos, e outras, reproduções de seus versos e dos seus heterônimos. Com isso, o autor intercala os episódios do menino e do poeta, de forma a provocar uma relação notória entre os personagens.

O romance aborda temas como ética, pluralidade cultural, trabalho, consumo e, claro, literatura. E, ao desenrolar, a história mostra que o garoto vê no poeta um pai espiritual, que abre seus olhos para a vida e o introduz no mundo da poesia.

A narrativa é simples, porém muito rica, o que mostra uma forma de renovação dos estudos pessoanos. Isso exigiu um grande trabalho de pesquisa do autor que, somado ao seu desejo de inovar, procurou acabar com o “tabu” de que Pessoa é um poeta complexo e inacessível ao público jovem.

Com ilustrações de Alexandre Camanho, o exemplar faz parte da coleção Meu amigo escritor, da FTD, que conta com livros que possuem o foco em autores clássicos da literatura brasileira e portuguesa. E, além de todos os atributos, há fotos cronológicas de Fernando Pessoa no final.

Sobre o autor: Álvaro Cardoso Gomes é professor universitário na área de Literatura e publicou seu primeiro sucesso na década de 1980. Sua obra A hora do amor tornou-se um best-seller. E, além disso é ensaísta e crítico literário.
Sobre o ilustrador: Alexandre Camanho deu início aos desenhos com apenas quatro anos de idade e nunca mais parou. Participou de salões de humor e arte e, recentemente, foi selecionado para compor o Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre (RS/2001).

E pra quem estiver interessado em comprar O Poeta que Fingia ou outro título da editora é só falar com a Central de Atendimento da FTD pelo telefone 0800 772 2300 ou pelo e-mail central.atendimento@ftd.com.br, Ok?

Nenhum comentário: