04 junho, 2011

FTD participa em peso do Salão FNLIJ do Livro Para Crianças e Jovens, no Rio de Janeiro.

Editora centenária leva quatro autores e concorre a prêmio O Melhor para a Criança.

A Editora FTD participará do Salão FNLIJ do Livro Para Crianças e Jovens, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 6 e 17 de junho, organizado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Sua participação contará com a presença dos autores dos livros O que será que tem de tudo um pouco?, O livro dos pássaros mágicos, Mamãe trouxe um lobo para casa, A coleção de bruxas de meu pai, e África Eterna, todos lançamentos da editora.

O objetivo do Salão é promover, através do incentivo à leitura, a atividade cultural escrita como forma de ferramenta fundamental na formação educacional de crianças e jovens. Por isso, a FTD – que há mais de 100 anos contribui para a disseminação da educação infantil e juvenil – não poderia ficar de fora.

Em O que será que tem de tudo um pouco?, a autora Anna Claudia Ramos faz um jogo de versos com perguntas que provocam lembranças, remetem às diferenças e à situações comuns do cotidiano infantil. Como diz o nome, a obra tem de tudo um pouco: tem quarto bagunçado e outro arrumadinho; tem brinquedo, descobertas, bichos, escola e tem até o escritor Pedro Bandeira assinando a quarta-capa e o ilustrador Guto Lins. A escritora participará do evento no dia 9, às 16h, no espaço Biblioteca FNLIJ para crianças.

A autora Heloisa Prieto estará presente no dia 10, às 9h, com seu título O livro dos pássaros mágicos, em que ela reúne andorinhas encantadas, abutres filosóficos, pássaros que soltam raios, entre outras aves, em uma história cheia de aventura. Escritora de mais de 40 livros infantis, Heloisa aflora a imaginação dos pequenos com os cantos e cores dos pássaros.

Com os títulos Mamãe trouxe um lobo para casa e A coleção de bruxas de meu pai, a presença da conceituada autora e ganhadora do prêmio Jabuti, Rosa Amanda Strausz, está confirmada também para o dia 10, às 17h. Em homenagem a ela, a FTD repaginou os dois exemplares que abordam de forma divertida e comovente a vida das crianças quando seus pais trazem novos companheiros para casa. Os livros foram editados como “vira-vira”, ou seja, cada história em uma posição diferente em relação à outra, as aflições e dúvidas familiares quando um casal decide se separar, tudo sob a perspectiva de dois personagens mirins.

Já o renomado escritor e artista plástico Rui de Oliveira levará seu lançamento África Eterna no dia 16, às 16h. A obra, fruto de uma minuciosa pesquisa, apresenta um panorama amplo do continente africano e uma visão dinâmica das relações da África com o Brasil e o mundo. O livro é de encher os olhos com suas ilustrações que compõem uma espécie de mural que retrata os verdadeiros heróis africanos que são o povo. O texto traz um cenário das causas e origens dos problemas enfrentados pelo continente como subnutrição, analfabetismo e a extrema desigualdade social africana. Além disso, Rui também mostra como o povo africano é digno de mérito.

Além da presença destes autores, 4 títulos da FTD foram laureados com o Selo Altamente Recomendável FNLIJ 2011 e concorrerão ao Prêmio da fundação, O Melhor para a Criança. As obras prestigiadas com o selo são a Coleção Desmontando - Desmontando a Anta, Desmontando a Arara, Desmontando o Boto e Desmontando o Tatu, de Renata Bueno; África Eterna, de Rui de Oliveira; O Herói dos Tabuleiros, de Ricardo Criez; e Um zoo cheio de histórias, do escritor italiano Gianni Rodari.

Serviço

13º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens
De 06 a 17 de junho de 2011-06-01
Local: Centro de Convenções SulAmérica
Av. Paulo de Frontin com Av. Pres. Vargas – Centro – Rio de Janeiro
Informações: (21) 2262-9130

Nenhum comentário: