17 junho, 2011

Grandes Leituras.





FTD republica clássicos com bate-papo pós-leitura e outras novidades que auxiliam no preparo para os vestibulares.






As obras apresentam novos prefácios e notas de rodapé elaborados por especialistas
Os clássicos da literatura brasileira, desde sempre, apresentam grandes narrativas e nomes que até hoje fazem história. Por isso, após 20 anos da publicação destes clássicos pela FTD, a editora acaba de renovar a coleção Grandes Leituras, que conta com várias novidades em títulos como Lucíola, Senhora, Iaiá Garcia, Esaú e Jacó, Iracema, A Viuvinha, Memórias Póstumas de Brás Cubas, de consagrados autores como José de Alencar, Machado de Assis e Joaquim Manuel de Macedo.

Com um projeto gráfico totalmente reformulado e inovador, a coleção apresenta novos textos de apresentação escritos por especialistas como Márcia Abreu, Livre Docente em Literatura Brasileira, professora de Teoria Literária da UNICAMP e coordenadora do projeto Caminhos do Romance no Brasil; Orna Messer Levin, doutora em Teoria Literária e professora do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/Unicamp; e Álvaro Cardoso Gomes, crítico literário e romancista.

Para quem vai prestar vestibular, alguns dos clássicos são leituras obrigatórias. Com o foco em um melhor preparo, nada melhor que explicações feitas por quem entende e estuda literatura. Entre as novidades, as obras contam com um bate-papo pós-leitura em forma de texto, com análises das narrativas e diversas curiosidades. No bate-papo do livro Senhora, por exemplo, consta que a grafia original do título era Senhóra - um artifício proposital de Alencar para demonstrar a humildade e baixa escolaridade da personagem. O correto na época era utilizar o “o” fechado – Senhôra - que designava boa educação. Além disso, cada livro apresenta também uma alentada biografia contextualizada, situando o autor e a obra na época da publicação, com fotos, ilustrações, fac-símiles, caricaturas e outros tipos de imagens. Esses textos finais - inseridos após o texto integral da obra - são de autoria de Luiz Antônio Aguiar, escritor e mestre em Literatura Brasileira.

E, por fim, nestes lançamentos da FTD as notas de rodapé foram elaboradas por especialistas da USP, UNICAMP e UNESP. Os clássicos de Machado de Assis, José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, entre outros, merecem uma republicação completa e um lugar especial na prateleira.






Quincas Borda – Machado de Assis
Cinco Minutos / A Viuvinha – José de Alencar
A Moreninha – Joaquim Manuel de Macedo
Iracema – José de Alencar
Esaú e Jacó – Machado de Assis
Lucíola – José de Alencar
Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
Iaiá Garcia – Machado de Assis
Senhora – José de Alencar






Editora FTD – http://www.ftd.com.br/



Nenhum comentário: