18 janeiro, 2012

Ana Maria Machado reconta mitologia greco-romana para crianças.


Título:Histórias Greco-Romanas
Autora: Ana Maria Machado
Ilustrador: Laurent Cardon
Páginas: 56

Editora: FTD

Onde encontrar: http://www.ftd.com.br/



Obra estimula o interesse dos jovens por histórias da Antiguidade Clássica.

O conceito de Histórias Greco-Romanas, publicado pela Editora FTD, não poderia ser mais interessante: sete mitos da Antiguidade Clássica reinterpretados segundo a visão de Ana Maria Machado, uma das mais importantes escritoras brasileiras. Ilustrado por Laurent Cardon, o livro faz parte da coleção Histórias de Outras Terras, antologia de contos de civilizações de diversos lugares e culturas ao longo dos séculos.

“Clássicos de sempre e para sempre”. Foi com essa ideia que Ana Maria Machado desenvolveu a obra. Para ela, é importante despertar o interesse dos jovens por um dos períodos de maior evolução do pensamento humano. "Os filósofos, dramaturgos, historiadores e poetas da Antiguidade nos deixaram um tesouro valiosíssimo de histórias, mitos, lendas, fábulas, tragédias e comédias, cujas marcas nos acompanham até hoje. Grande parte da nossa cultura nasceu com eles”.

Essas lendas narram episódios onde os personagens têm uma escolha moral a fazer. Em formatos curtos, assemelham-se a contos de fadas, filmes de aventura ou até mesmo histórias românticas, geralmente contendo ensinamentos sábios sobre ética e caráter. “São apenas uma pequena amostra da riqueza e da variedade daquilo que a literatura clássica nos deixou como legado”, afirma a autora.

As ilustrações do francês Laurent Cardon são um espetáculo à parte. Inspiradas nas técnicas artísticas gregas e romanas, como baixo-relevo e mosaicos bizantinos, dialogam com a época em que se passam as histórias, servindo não apenas como complemento, mas como estímulo à imaginação do leitor.

Histórias Greco-Romanas reúne sete lendas:

-Hermes e os lenhadores
Fábula que discute o valor da honestidade

-Teseu e o Minotauro

Narra a luta de Teseu contra o Minotauro e sua falta de generosidade com Ariane, filha do rei Minos, a única a ajudá-lo no combate


-Dédalo e Ícaro

A importância de reconhecer a sabedoria dos mais velhos

-Cupido e Psiquê
Um dos mais belos contos de amor de todos os tempos - mostra a dualidade entre corpo e alma


-Eco e Narciso
Conta a origem do eco e a história de Narciso, apaixonado pela própria imagem

-A Tapeçaria de Aracne

O surgimento da aranha – na verdade, uma tecelã chamada Aracne, transformada no inseto após desafiar Palas, a deusa da Sabedoria

-Píramo e Tisbe
História de amor impossível entre rapaz e moça cujas famílias proibiram o namoro


Sobre a autora:

Ana Maria Machado é uma das mais importantes escritoras brasileiras. Em 40 anos de carreira, publicou mais de cem livros no Brasil - e suas obras foram traduzidas para 18 países, somando cerca de 18 milhões de exemplares vendidos. Os diversos prêmios conquistados ratificam sua relevância no cenário literário nacional: João de Barro, em 1977; hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 1993; Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel da literatura infantil mundial, em 2000; Machado de Assis, entregue pela Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra, em 2001; Prêmio Príncipe Claus, da Holanda, concedido a artistas e intelectuais de reconhecida contribuição nos campos da cultura e do desenvolvimento, em 2010. Além destes e outros reconhecimentos, em 2003 ela viveu um dos momentos mais importantes da carreira: a eleição para ocupar a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras.

Sobre o ilustrador:


Laurent Cardon nasceu na França. Radicado no Brasil em 1995, é ilustrador, animador e publicitário. Além dessas atividades, leciona cinema e é sócio de uma produtora de animação, produzindo storyboards para filmes de ficção. Seu trabalho editorial já recebeu o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).





Nenhum comentário: