18 janeiro, 2012

Leo Cunha analisa o cotidiano com humor em Ninguém Me Entende Nessa Casa!



Título: Ninguém Me Entende Nessa Casa! – Crônicas e Casos
Autor: Leo Cunha
Ilustrador: Rogério Soud
Páginas: 120
Editora: FTD



Crônicas do autor mineiro são reunidas em lançamento da Editora FTD.

A crônica, um dos mais livres e interessantes estilos do texto jornalístico, adaptada para a leitura do público jovem. Esse é o conceito de Ninguém Me Entende Nessa Casa! – Crônicas e Casos, obra do escritor e jornalista Leo Cunha publicada pela Editora FTD.

Em 26 textos, são apresentadas as mais inusitadas situações do cotidiano, sempre com uma visão irônica, divertida e até mesmo reflexiva dos fatos. Todas as crônicas reunidas na obra mergulham em um universo íntimo de Leo Cunha, recheado de histórias curiosas envolvendo família, amigos e memórias, sejam elas novas ou antigas. Alguns desses relatos podem até parecer mentira, mas o autor jura de pé junto que são todos verdade. “Fora um pouquinho de exagero, é claro, porque ninguém é de ferro... Afinal de contas, a crônica está quase sempre neste campo minado entre o real e o imaginário, entre a verdade e a ficção, entre a lembrança e a invenção”.

Para Leo, como ele mesmo diz no texto de abertura do livro, a crônica pode surgir de uma notícia lida no jornal, ouvida no rádio. Mas também, citando o poeta Carlos Drummond de Andrade, pode nascer de uma “não notícia”, ou seja, conversas, casos, acasos, cenas corriqueiras, até banais, que revelam muito sobre nós e sobre o mundo à nossa volta. Assim, os mais diversos assuntos são abordados: um fusca sem freio, o primeiro show de rock de um adolescente, a tentativa frustrada de comprar um pacote de viagem por telefone, uma sessão de cinema nos anos 1930 ou ainda a dificuldade de criar os filhos.

A obra é ilustrada com os desenhos minimalistas de Rogério Soud, desenhista e quadrinista carioca, que destacam com humor as situações descritas nos textos.

Sobre o autor:

Natural de Bocaiúva, Minas Gerais, Leo Cunha completa 20 anos de literatura infanto-juvenil e jornalismo em 2011. Em sua carreira literária, além de tradutor, publicou mais de 40 livros e ganhou diversos prêmios, como Jabuti, Altamente Recomendável e Autor Revelação pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE). Já trabalhou em jornais, rádios, agências de comunicação e, desde 1997, leciona jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Em 2011, concluiu, também, o doutorado em Cinema, outra de suas paixões.

Sobre o ilustrador:

Rogério Soud é carioca, mas vive em São Paulo desde 1988. Quadrinista e ilustrador de revistas, livros didáticos, paradidáticos e materiais de propaganda, recebeu os prêmios Abril de Jornalismo nas categorias Destaque e Melhor Desenho, e o Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Nos EUA, foi indicado pelo NAACP Image Award for Outstanding Literary Work-Children e ao Gold Medal recipient for Mom's Choice Award.

Um comentário:

Anônimo disse...

Seria legal que colocassem ao menos uma das cronicas para a gente ler e não apenas dizendo de que trata o livro.