14 fevereiro, 2013

Um Mundo Brilhante [Resenha]


Título: Um Mundo Brilhante
Autor: T. Greenwood
Páginas: 336
Editora: Novo Conceito

Sinopse:

'' Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.''

Resenha:

'' Bem... eu não sei por onde começar... esse livro é... Enfim. Ben vive com Sara, mas não está feliz em sua vida, num belo dia de neve um cara morto aparece perto de sua casa e é encontrado por ele, e as reviravoltas começam quando ele se vê envolvido nas investigações e na vida da irmã do cara morto, Shadi Begay. O livro inteiro odiei Ben, sua forma desanimada de ver o mundo e como ele deixa as coisas se arrastarem pela própria vida, deixando um vazio na vida da própria mulher. Ben é um homem sem força e sem paixão. O pior de todos os personagens. Ele vai se envolvendo na investigação da morte do rapaz e lutando pela verdade, de uma forma totalmente diferente da qual ele enfrenta e luta na própria vida. Em sua vida ele deixa as coisas rolarem e não busca um desfecho melhor. O que faz sua luta pela justiça parecer uma fuga da própria vida.

Sara, sua namorada, é uma mulher ótima, que sofre muito, por causa dele, ela é profundamente atingida por Ben e sua distância sentimental. Fiquei com dó dela e realmente queria coisa melhor para ela. Shadi é a irmã do cara morto, Ricky, ela é uma garota legal, e no final das contas acaba sofrendo também, mas também toma atitudes erradas, embora não tanto quanto Ben. Fiquei chocada com o final mas não esperava nada diferente. Não é um livro para se ler em um momento depressivo, mas a história funciona, com um toque de realidade e tragédia, além de muito drama. Conclusão? Não sei. Não amei, não odiei. É só. ''

4 comentários:

Felipe Santos disse...

Eu gosto desse livro justamente por ver que sem ação, as coisas sempre ficam na mesma. Eu esperava o final, mas não gostei dele tanto assim, mas a escrita da T. Greenwood é incrível e isso ajuda demais no compacto todo do livro. - Felipe (A Hora do Livro)

Aline Coelho disse...

Amiga parabéns por mais uma leitura e pela resenha clara e objetiva. Esse livro não agradou a maioria que o leu, mas gostei do que o Felipe falou no comentário aí em cima. A mensagem do livro seria que precisamos tomar as rédeas de nossa vida e não passar por ela de forma passiva.

P.s. Recebi os marcadores viu, obrigada!!!!

Paloma Viricio disse...

Vixiii! Vou confessar que também odiei o Ben e além de você conhecei outros que sentiram o mesmo. Ele é muitoo chato e dá raiva dele pelas M...que faz. Achei a mesma questão: A Sara é quem mais se lasca em toda essa história. Hum...também fiquei sem saber se amei ou odiei.
Beijos.
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

Paloma Viricio disse...

Nahim...flor, fico feliz que tenha curtido o sorteio. Desejo muita sorte para ti.
Beijos!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma