21 julho, 2011

Para o dia dos avós, a Editora FTD conta com livros que falam sobre a incrível relação que os envolve.

As guloseimas, as brincadeiras, o aprendizado e a convivência, são alguns dos temas retratados nas narrativas.

Carinho, afeto, brincadeiras, passeios, cuidado, presentes e comidas muito gostosas são apenas algumas coisas proporcionadas por pessoas tão queridas na vida de qualquer um, os avós. No dia 26 é comemorado o dia dessas figuras mais que especiais e a Editora FTD conta com diversos títulos que falam dessa relação tão gostosa entre avós e netos.

Tudo Muda com Duda
Ir para a casa da avó é sinônimo de diversão e de fazer coisas que muitas vezes não se faz em casa; é ter tratamento especial, com muitos mimos. Na correria do dia-a-dia, as mães geralmente recorrem às creches e babás para tomarem conta dos filhotes. O que fazer no dia que dá tudo errado e não há quem cuidar da criança?

Foi assim que, em um determinado dia, Duda foi parar na casa da vovó. Durante o delicioso dia, tomou banho de mangueira, brincou a tarde toda e comeu omelete com salsicha, ao invés do refogado da mamãe. Tudo valeu à pena, não só para Duda. Com a tranqüilidade, a ordem e o coração revirados, a vovó se alegrou com aquele pequeno furacão varrendo sua rotina.


Gabriel e a Torre de Pedra

O livro do autor e ilustrador Max Velati fala de alguns conflitos emocionais presentes na pré-adolescência de Gabriel, como a ausência e falta de atenção dos pais. Abalado, é no avô, Chico – que ficara doente e passara a morar com ele – que o garoto encontra o conforto que tanto sente falta.
Gabriel e a Torre de Pedra fala de namoro, escola, adolescência e família, com pitadas de aventura. Além disso, através de Chico, o garoto passa a ter contato com a filosofia e esta simples relação entre avô e neto torna-se um aprendizado. “Educar o pensamento para que ele aprenda a achar respostas”, ensina Chico, em meio aos conflitos psicológicos presentes na adolescência do neto.


Meu avô e eu

O contato entre avós e netos também se baseia em um compartilhamento de sentimentos, emoções e experiências. A história deste título se passa em um asilo para idosos, onde vive Joaquim. O protagonista desta narrativa da autora Telma Guimarães, Castro Andrade é um senhor que se recusa a aceitar o conformismo e sentimento de inutilidade que assombra tantos idosos.


Joaquim é um senhorzinho que, de alguma forma, afeta positivamente a vida das pessoas ao seu redor. Ele é carismático, cheio de energia e brinca com os colegas, porém, graças ao falecimento de um amigo próximo, a depressão o acerta. A reviravolta ocorre quando seu neto, Guilherme, lhe dá a notícia que irá morar em uma república estudantil próxima ao asilo. Mais que uma relação entre família, avô e neto tornam-se amigos.


Tudo Muda com Duda
Autor: Margarida Patriota
Ilustrador: Marco Aragão
Gabriel e a Torre de Pedra
Autor e ilustrador: Max Velati
Meu avô e eu
Autor: Telma Guimarães Castro Andrade
www.ftd.com.br



Nenhum comentário: