13 março, 2012

Entrevista com Leila Rego.



O blog O Gato Leitor traz uma entrevista exclusiva com a escritora Leila Rego, autora dos livros Pobre Não Tem Sorte e Pobre Não Tem Sorte 2 – Alguma Coisa Acontece No Meu Coração, publicados pela Editora All Print.

De onde surgiu a idéia de ser escritora? Em algum outro momento da sua vida você chegou a sonhar com o seu próprio livro? Antes de lançar Pobre Não Tem Sorte?

A escritora que existe em mim aflorou há bem pouco tempo. Sou formada em Turismo, trabalhei muito tempo como Analista de Recursos Humanos, mas não era feliz com o que fazia. Buscando meios de extravazar o estresse eu comecei a escrever. Deixava minha mente vagar e ia escrevendo em um caderno. Dessas histórias, nasceu Mariana, protagonista da série PNTS. Gostei tanto dela que fui criando um ambiente para ela, depois um enredo, outros personagens... Sentia tanto prazer ao escrever a história da Mariana que eu me via em sua história, querendo criar mais coisas, mais cenários, mais complicações... E foi assim, dessa forma natural e despretensiosa que me tornei escritora.
Respondendo sua segunda pergunta, não. Até alguns anos atrás eu não sonhava com meus livros. Hoje eu sonho com eles todos dos dias, inclusive quando estou acordada! =D


Quais são seus autores e livros preferidos? Você se sente influenciada por eles ou algumas de suas obras?

Gosto das autoras que escrevem chick-lits. Comecei lendo Sophie Kinsella e Marian Keyes. Hoje leio todos os chick-lits que são lançados. Inclusive os nacionais.
Se eu disser que Marian e Sophie não me influenciam eu estarei mentindo. Adoro o estilo delas e procuro seguir o mesmo caminho.


Você estudou Turismo e também atuou na área de Recursos Humanos, sua experiência profissional tem alguma presença nos seus livros?

Com certeza. Aliás, tudo o que vivi, todas as minhas experiências profissionais e pessoais, os micos, os erros, uso toda essa bagagem como pesquisa, referência, fonte de inspiração... Acho que todo escritor usa suas experiências para se basear em algum ponto do livro.

A arte da capa dos seus livros tem um tema super colorido e romântico, o que reflete imediatamente no interesse do público jovem, você pode falar um pouco sobre essas capas pra gente?

Quis passar descontração e humor com as capas da série PNTS porque o livro é assim: descontraído e engraçado. Acho que tem tudo a ver com a história de cada um deles. Na capa do livro 1, por exemplo, a Mariana está se olhando no espelho, sonhando com o dia em que vai usar o famoso vestido de noiva... Na capa do livro 2 ela está no computador escrevendo o blog dela – blog que tem grande importância em toda a história do livro. Acho que consegui meu objetivo por que todo mundo gostou das capas.

Mariana é um reflexo dos sonhos de todas as mulheres, ter uma casa e formar sua família, Mariana tem um pouco de Leila Rego? Algum de seus personagens é baseado em alguém que você conhece?

Nenhuma personagem é 100% inspirado alguma pessoa, mas sim, em várias pessoas que vi, conheci ou convivi ao longo da minha vida. O curioso é que a maioria que lê o livro fica com raiva de Mariana, porque ela é fútil demais, consumista e só pensa em moda e em estar em destaque. E eu a fiz assim propositalmente, pois existem milhares de Marianas por aí, dando valor as coisas materiais, grifes, posição social, etc, e se esquecendo do mais importante: nossos valores morais, nossa família e verdadeiros amigos.

Como é o seu contanto com os fãs? Você consegue acompanhar as opiniões sobre os leitores de Pobre Não Tem Sorte?

Supernormal. Procuro responder todo mundo, atender aos pedidos de parceria (quando possível), estar acessível para conversar... Gosto dessa interação com o leitor.

Leila, hoje você é uma escritora, e tem seus próprios fãs, como você se sente com tudo isso?

Me sinto feliz demais quando alguém lê meu livro. É aí que meu trabalho se realiza e eu me completo. Hoje eu gosto do que faço e faço por amor. Posso garantir que estou vivendo um momento perfeito.


Fale-nos um pouco sobre o seu próximo livro, o que vem por aí?


Tenho um livro pronto que vai ser lançado pela editora Gutenberg ainda neste semestre. Ele conta a história de 3 amigas que se conhecem desde a infância. Por enquanto, é só o que posso adiantar... rs
Também estou escrevendo meu quarto livro, onde vou contar a história de André e Juli – personagens que apareceram no PNTS2. Esse último ainda não tem previsão de lançamento.

E quem é Leila Rego?

Sou uma pessoa comum. Nem tão complicada, nem tão perfeitinha. Com minhas qualidades e defeitos... Sou alguém que procura estar em harmonia interna, com as pessoas e com o universo. Sou feliz por ter descoberto na escrita uma atividade que me proporciona muito prazer e que faço com todo o amor.


Se um dia você tiver a oportunidade de escrever em parceria com outro escritor, com quem você gostaria de escrever?

Nunca pensei nisso... Acho que dependeria muito do estilo literário, da história do livro e da “vibe” do momento.

O que a Leila está lendo hoje?

Estou lendo e adorando A Estrela Mais Brilhante do Céu – Marian Keyes. Recomendo o livro (e todos os demais da Marian) para quem curte chick-lit.

Como você gosta de escrever? Você faz pesquisa ou prefere deixar a inspiração cuidar de tudo?

Eu não sei escrever sem o Google do lado (risos). Pesquiso muito, muito e acho que é fundamental para dar realidade na história.

E pra quem tem o sonho de escrever seu próprio livro, que recado você gostaria de dar?

Acho que diria para não desanimar diante das dificuldades. Pelo contrário, pule esta parte e corra atrás de seus sonhos. O caminho pode ser difícil, mas a vitória é muito saborosa. Isso vale para tudo na vida.

E agora, deixe um recado para seus fãs.

Obrigada sempre por lerem meus livros. Escrever e perceber o bem que trago aos outros é uma realização maravilhosa. Continuem apoiando os autores nacionais e me enviando notícias ao acabar de ler minhas obras. Gosto muito de “escutar” o que vocês dizem. Um beijo no coração!
E muito obrigada pela oportunidade de estar aqui no blog falando do meu trabalho. Desejo sucesso e muitos livros em suas vidas!
Beijos,
Leila Rego
www.leilarego.com.br

4 comentários:

Naiane Aline disse...

Adorei tanto a entrevista *-* Own, imagina se meu livro um dia for publicado? AHuahau. Eu morro do coração - de overdose de alegria, hehe.
Parabéns à autora!

^^
Ain, obrigado por sua presença e seus comentários na coluna Baú de Romance do blog EsteJáLi, viu? *-* Gostei de saber que gosta de minhas singelas resenhas. ^^

Beijos.

Luara Cardoso disse...

Que linda a entrevista! Eu adoro a Leila Rego!
Ela tem uns vídeos no youtube com dicas de escrita que são demais! Adoro acompanhar. :)

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Unknown disse...

Eu tenho o Pobre Não Tem Sorte, mas nunca tive um tempinho para ler. É uma pena, pq sempre vejo resenhas muito legais sobre ele, mas acabo sempre dando preferência para os livros de parceria =/

Adorei a entrevista, gostei de saber que Marian Keyes e Sophie Kinsella são influências para a Leila *-* Adoro tudo que essas duas autoras escrevem.

Bjs,
Kel
www.itcultura.com

Leticia Portela disse...

Oi. Tem meme para você lá no blog. Se quiser fazer, ficarei feliz.
http://meumundomeioestranho.blogspot.com.br/2012/03/meme-das-11-coisas.html

Parabéns pelo blog.
Beeijo.