18 março, 2013

O Silmarillion [ Resenha ]


Título: O Silmarillion
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Páginas: 470

Sinopse:

'' 'O Silmarillion' relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os eventos narrados em 'O Senhor dos Anéis'. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos.''

Resenha:

'' Depois de um tempo encostada, voltei ao blog com a resenha desse livro incrível. Peço desculpas pela ausência, aos poucos estou voltando rs. Silmarillion foi o livro que mais demorei para ler. Por que é ruim? Não. Por que é complexo. Não dificil de ler, mas detalhista e profundo como livros de história. O Silmarillion conta tudo desde o início, como o mundo foi criado e com ele todas as coisas e seres. O início de cada povo, cada língua, cada história. Todo um mundo de Tolkien explicado desde o início. Eu já havia lido O Senhor dos Anéis e O Hobbit e por isso adoro o autor, O Silmarillion também é ótimo!

Meus personagens favoritos são Gil-Galad, que no final das contas não é tão interessante mas tem um nome lindo rs e Beren, que é fantástico, do tipo que consegue atravessar o mundo andando rsrs O livro conta também a origem de Sauron, o Senhor do Escuro de O Senhor dos Anéis, a origem de Galadriel, a Senhora de Lórien e até mesmo a origem da linhagem de Aragorn, filho de Arathorn, herdeiro de Isildur. Eu sou apaixonada pelas histórias de Tolkien mas deixo de sobreaviso os leitores desavisados que antes de ser uma leitura divertida é uma leitura que exige atenção e paixão do leitor, para compreender e esperar o momento de se apaixonar pela história. Nota 10.''

7 comentários:

Aline Coelho disse...

Adoro ver resenhas dos livros desse autor. Um dia quero ler algo dele. Mas antes preciso ler alguns livros no estilo para me acostumar. Meu irmão tem toda coleção dele e do autor de Guerra dos tronos, então no dia que eu decidir já tenho onde pegar emprestado.
Fico feliz por vc ter voltado, quando percebi sua ausência imaginei que era algum livro denso. Amei sua leitura e resenha. Adoro vc querida!!!!

Essa semana estou colocando os marcadores nos correios viu!!!???

Clara Beatriz disse...

Uma das minhas metas de vida é ler este livro e os outros do Tolkien, mas falta disposição!
@mmundodetinta
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

Paloma Viricio disse...

OPaa...acredito que iria amar esse livro, gosto de obras complexas. Nahim...sou louca para ler O senhor dos anéis e O Hobbit!^^
Beijos!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

Amanda Almeida disse...

Oi Dani, tudo bem?
Que bom que você voltou e espero que esteja tudo bem.
Flor eu não li nada do Tolkien, mas tenho muita vontade, mas quero ler O Senhor dos Anéis primeiro, depois O Hobbit.
Abraços,
Amanda Almeida
Você é o que lê

J. A. Santos disse...

Olha eu nunca tinha ouvido flar desse livro de Tolkien, mas s´´o pela capa eu já adorei. Eu nunca li um livro dele, mas em breve pretendo ler o livro O senhor dos anéis. E esse livro da resenha você recomenda ler antes ou depois de O SENHOR DOS ANEIS? passa lá no blog, tem post novo. Esperando a sua visita.

Nana Barcellos disse...

Hey
Putz que Deus me dê coragem e sabedoria para ler os livros de Tolkien rs
Todos falam que são muito detalhistas.. e esse seria meu único problema com eles.

Mas gosto das adaptações, creio que gostarei das leituras tb

Bom feriado pra vc
Nana - Obsession Valley

Gabriel Rezende Silva disse...

Gostei da sua resenha, Dani!
Os livros do Tolkien parecem bem complexos mesmo! :D
Mas, devem ser muito bons!
Beijo